Home » Page 1

 
 

Direito

 
 

reu

No cumprimento dos respectivos Planos de Actividades para 2014, o Curso de Direito e o Curso de Relações Internacionais e Ciências Políticas irão deslocar-se à Cidade de Chimoio, nos próximos dias 16 e 17 de Maio.

No Programa, desta importante actividade, consta a realização de uma Feira de Livros na Praça da Independência; a realização de uma Conferência proferida pelo Coordenador dos Cursos de DIR e RIN, no Instituto Comercial Joaquim Marra; a visita à casa Messica; a entrega de Livros da Editora Piaget ao Município de Chimoio e ao Instituto Comercial Joaquim Marra.

As diversas actividades, que em muito concorrem para a divulgação da UniPiaget, irão envolver a participação de 26 estudantes e 2 docentes, estando ainda prevista a cobertura por parte da TVM.

 

nkAcção de Divulgação da Clínica Jurídica em Cerâmica e Inhamízua

A Clínica Jurídica, é um projecto da responsabilidade do Curso de Direito da UniPiaget de Moçambique, iniciado em 2013, e inaugurado por Sua Excelência o Governador da Província de Sofala, Dr. Félix Paulo. Trata-se de um serviço de assistência jurídica que a Universidade presta à comunidade, proporcionando uma excelente oportunidade de aprendizagem para os estudantes. No essencial permite, aos mais desfavorecidos, o acesso à justiça, dando uma resposta às dificuldades de acesso e à falta de profissionais na área do direito. Sendo o acesso à justiça um dos factores que mais concorre para a construção de um Estado de Direito, a UniPiaget procura através da Clínica Jurídica cumprir a sua função social, apoiando aqueles que tem mais dificuldades, proporcionando aos seus estudantes o contacto com a realidade.

Assim, no dia 21 de Março de 2014, os alunos do Curso de Direito, acompanhados pelo Coordenador do Curso, Mestre Ngoie Patrick, pelo Dr. Augusto e pelo Professor Doutor Paulo Alves, escalaram os bairros e mercados de Cerâmica e Inhamízua, divulgando os trabalhos realizados e os serviços prestados na Clínica Jurídica. Informaram a população dos benefícios que podem retirar ao consultarem a Clínica Jurídica da UniPiaget, que não cobra qualquer tipo de custo no atendimento à população que necessita de assistência jurídica. A população dos dois bairros manifestou-se muito satisfeita e prometeu aproximar-se do gabinete da CJ para colocar as suas preocupações.

rcRádio Cidade entrevista Curso de Direito

No dia 19 de Março de 1014, a Rádio Cidade veio até a UniPiaget de Moçambique entrevistar o coordenador do curso de Direito, Mestre Ngoie Patrick, o Dr. Augusto da Graça e a estudante Judite Maria Guambe. Esta foi uma boa oportunidade, aproveitada para divulgarem a estrutura e funcionamento do Curso de Direito da UniPiaget de Moçambique, as saídas profissionais e as actividades previstas para este ano. Mereceu particular destaque o funcionamento da Clínica Jurídica.

Reunião com Estudantes

No dia 14 de Março de 2014, reuniram os estudantes dos Cursos de Direito e de Relações Internacionais da UniPiaget de Moçambique com o seu reucoordenador, mestre Ngoie Patrick e alguns professores. Com objectivo de proporcionar o encontro e a proximidade entre os estudantes e os professores, colhendo os diferentes pareceres que concorrem para um sistema de ensino mais construtivo e participado, a reunião foi avançando com a seguinte agenda: balanço das actividades realizadas no ano transacto (2013); análise do plano de actividades para 2014; reabertura da Clínica Jurídica; análises de diversas questões de natureza académica e pedagógica.

A reunião teve lugar no auditório B da Universidade e contou com a participação do Prof. Doutor Paulo Alves, tendo o Coordenador aproveitado para fazer a sua apresentação aos estudantes. Na mesa da presidência da reunião esteve ainda o professor Augusto da Graça, do curso de Direito, o professor Salomão Manhiça, do curso de Relações Internacionais e o estudante Dambiro Manuel, que secretariou a reunião, que começou às 12h00 e terminou as 15h00.

dirSaídas Profissionais

Competência para desenvolver actividades técnicas nos domínios do Direito e familiarizados com conceitos teóricos e com a prática nas áreas jurídicas e terão competência para pesquisa, análise e investigação em ciências jurídicas: magistratura, advocacia, registos e notariado, assessoria e consultoria jurídicas, administração pública em geral, relações externas, nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Internacional Público e Privado, Processual Civil e Executivo, do Comércio, do Trabalho, Penal, da Família e das Sucessões, Fiscal, Bancário, Notariado, de Seguros, Consultoria fiscal, Diplomacia, Entidades reguladoras, Mediadores de Conflitos, Solicitadoria, carreira em Organizações Internacionais, além de poder tornar-se promotor e/ou juiz de direito. Para além destas áreas tradicionais de intervenção que cabem aos juristas, o profissional pode desempenhar aconselhamento e fundamentação de decisões nas organizações privadas e públicas, nacionais e internacionais, carreira académica.