Home »

 
 

Geologia e Minas

 

ufmf2

caf2

rff

repo

Este curso confere competências para o exercício de funções em empresas de obras públicas (construção de vias de comunicação, aeroportos, túneis, aproveitamentos hidráulicos, travessias subterrâneas, desmonte de rocha; captações de água; dragagens; aterros sanitários, etc.); empresas exploradoras e transformadoras de recursos geológicos; empresas de construção civil em geral; empresas da indústria extractiva (exploração de pedreiras, exploração de minas, oficinas de tratamento de minérios, transformação de rochas ornamentais, recuperação ambiental, planeamento e gestão); empresas ou serviços de exploração de águas; empresas especializadas em projecto de geotecnia; empresas de estudo e projecto de requalificação ambiental (projectos de engenharia, estudos de impacte ambiental, controlo de qualidade, fiscalização e controlo de obras); empresas de prospecção e sondagens; autarquias e associações intermunicipais; organismos da administração pública; carreira académica.

Jornadas Científicas

geoAs JORNADAS CIENTÍFICAS da Universidade Jean Piaget de Moçambique realizaram-se entre os dias 29 de Setembro e 3 de Outubro. Os estudantes, docentes e coordenação do Curso de Geologia e Minas realizaram, no dia 3 de Outubro, várias actividades académicas que contaram com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Doutor Rui Cumbane, docentes dos vários Cursos da UniPiaget e de outras instituições de ensino que acompanharam os respectivos estudantes, tais como o Instituto politécnico da Beira e a Escola Secundária do Dondo.

Os visitantes começaram por passar pelo Laboratório de Engenharia Civil, pelo Laboratório de Análises Clínicas e Saúde Pública, de Engenharia de Sistemas e Telecomunicações, Biblioteca…

Já no Auditório, o Mário Zunguza, estudante do 2º ano de Geologia e Minas, anunciou o início das actividades com o entoar do Hino Nacional; o Élcio Matemate apresentou as actividades realizadas pelo Curso desde 2013; o Marc Ilunga, estudante natural da República Democrática de Congo, fez a simulação da aplicação de ARCGIS em Geoestatísticas e Tratamentos de Dados, seguindo-se um momento cultural, com a música Gospel da banda da Igreja Evangélica Visão Cristã.

Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação da palestra com o tema: Caracterização Petrográfica dos Carvões de Benga – Bacia Carbonífera de Moatize,  proferida por Mateus João Mubecane Filipe Manharange, mestre em Geomateriais e Recursos Geológicos pela Universidade de Aveiro – Portugal, docente da Universidade Pedagógica na Beira, tendo como moderador o Dr. Otelo Agostinho Joaquim, docente da Unipiaget e Coordenador do Curso de Geologia e Minas.

No fim da palestra, assistiu-se a mais um momento musical, seguido da exposição de algumas amostras de minerais e rochas recolhidas por estudantes na visita de estudo realizada nos dias 18 e 19 de Setembro, na pedreira de Xiluvo em Nhamatanda, nas minas de ouro e cobre em Manica distrito.

CONFERÊNCIA

confO Curso de Geologia e Minas vai homenagear o “Pai” da Geologia Moderna, o escocês James Hutton, através de uma conferência, a realizar no próximo dia 9 de Abril, pelas 15h30, no Auditório A, com o tema “O Sistema Terra“, apresentado pelo Professor Doutor Zacarias Ombe, Docente da Universidade Pedagógica.

CONFERÊNCIA

 
No passado dia 10 de Abril de 2014, pelas 15h30 horas, realizou-se uma conferência sobre “O Sistema Terra”, orientada pelo Prof. Doutor Zacarias Alexandre Ombe, Geográfo e investigador em Geociência pela Universidade Pedagógica. A moderação esteve a cargo do Dr. Otelo Joaquim, coordenador do Curso de Geologia e Minas da UniPiaget. A conferência contou a presença do Magnífico Reitor – Doutor Rui Cumbane,
dos docentes e estudantes do Curso de Geologia e Minas e do Curso de Engenharia Civil. O Prof. Doutor Zacarias Ombe abordou as principais componentes internas do sistema Terra, destacando o papel do calor interno da Terra. No mesmo sentido explicou as componentes externas, assim como o papel do sol no fornecimento de energia. Reflectiu ainda sobre a dinâmica do sistema Terra, das placas tectónicas, das alterações climatericas e desafiou, em particular os estudantes do Curso de Geologia e Minas, para se dedicarem ao estudo da história do planeta Terra. Aproveitou ainda a ocasião para apelar à necessidade da exploração sustentável dos recursos geológicos e mineiros, defendendo a ciência como consciência. Esta conferência foi reconhecida por todos como um momento de elevada qualidade académica que certamente irá voltar a repetir-se.

Visita de Estudo

O Curso de Geologia e Minas, no cumprimento do seu Plano de Actividades, realizou uma visita de estudo à fábrica de cimento do Dondo, no passado dia 22 de Agosto. A visita que teve início às 10h00 horas e terminou às 13h45 alcançou os seguintes objectivos:
– Conhecer a história da Fábrica de Cimento do Dondo;

– Constatar e compreender o processo da produção do cimento;
– Receber explicações sobre a natureza geológica do calcário e da argila como matéria-prima para a produção do cimento;
– Conhecer os parâmetros da qualidade do cimento (na componente laboratorial).
A visita foi produtiva e interessante. Agradou muito aos estudantes, pois aprenderam bastante sobre o processo de produção do Cimento Portland. A fábrica possui um novo moinho com capacidade para produzir 60 toneladas de cimento por hora.