Home » Page 1

 
 

Em Educação

 
 

O doutoramento é dirigido a educadores e professores de todos os níveis de ensino que tenham formação na área da educação. A área do doutoramento, a educação, e sobretudo a sua especialização, inovação e currículo, veem preencher uma lacuna nesta fase do desenvolvimento do nosso país que urge suplantar.

Com efeito, Moçambique, tem vindo a registar um significativo desenvolvimento em todos os sectores da sociedade, designadamente a nível económico, social e cultural. Este inegável progresso coloca o sistema educativo, em particular o nosso ensino universitário, perante novos problemas que só uma educação ao serviço da sociedade pode ajudar a ultrapassar, formando cidadãos aptos e capazes de se integrarem nessa dinâmica e de saberem dar respostas às exigências do desenvolvimento rumo ao futuro.

Desta forma, a formação de quadros universitários ao mais alto nível exige uma permanente inovação da estrutura curricular da nossa oferta formativa, desde o pré-escolar ao ensino superior, num exercício sistémico de permanente adequação à dinâmica da sociedade. Só assim a escola moçambicana se pode assumir como geradora de mudança, colaborando no desenvolvimento do nosso país.

Nesta legitima aspiração, urge formar professores que promovam e desenvolvam a investigação na área do currículo nas suas diferentes componentes, e que assim possam contribuir para a criação de uma dimensão crítica e inovadora de todos os agentes de ensino, dotando o país de quadros superiores com uma sólida formação científica, pedagógica e técnica, concorrendo para que o currículo da nossa oferta formativa se adeqúe às necessidades que o progresso reclama e as legitimas aspirações da sociedade moçambicana aspira, rumo ao futuro.