Home » Uncategorized » IX JORNADAS CIENTÍFICAS

IX JORNADAS CIENTÍFICAS

Em prol do desenvolvimento do Ensino Superior, a Universidade Jean Piaget de Moçambique tem vindo a eleger, como prioridade estratégica da sua missão, a produção e difusão de publicações científicas. É neste contexto que se realizam, de 27 a 30 de Setembro de 2016, as IX Jornadas Científicas. As jornadas em referência têm lugar no Campus Universitário da Beira – Inhamizua.

Para além dos docentes e estudantes, o evento destina-se, também, a outros docentes ou investigadores provenientes de outras instituições do ensino superior, convidados e outros interessados e tem por objectivo desenvolver no seio do público-alvo competências para a realização do trabalho de investigação científica.

A cerimónia de abertura que foi co-presidida pelos professores doutores Américo Domingos Matindingue (Pró-Reitor para os Assuntos Científicos e Pedagógicos) e José Caetano (Pró-Reitor para a Comunicação Interna e Externa), foi honrada pela presença da Excelentíssima Senhora Directora  Provincial da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Dra. Ana da Graça Luís Ernesto.

Dentre várias actividades arroladas, destacam-se as seguintes comunicações:

Papel da Família e da Escola na Educação das Novas Gerações (Prof. Doutor José Caetano); Desafios e Riscos da Internet: Desintoxicação Digital (Prof. Doutor Américo Matindingue); Aproveitamento Pedagógico, Leitura e Escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Primário (Dr. Carlitos Jofrice – doutorando da UniPiaget); Factores que Influenciam a Orientação Vocacional do Aluno: Análise dos Desafios e Constrangimentos (Mestre Ngoie Patrick – doutorando da UniPiaget), para além de outras actividades tais como, experiências apresentadas pelos estudantes, simulações empresariais, feira de saúde, que contaram com uma participação activa dos estudantes.

O evento contou, igualmente, com a participação de alguns convidados, nomeadamente, o Prof. Doutor Ibrahimo Hassane Mussagy (da UCM) que proferiu uma palestra subordinada ao tema “Redução da Pobreza e Crise Económica: Desafios na Formulação de Políticas Públicas”, o Dr. Manuel Napua (do Centro de Investigação Operativa da Beira) que irá apresentar o tema “Investigação em Saúde” e a Dra Catarina Mabuie (da ONG JH Tiego) que apresentará o tema “Avaliação do Teste BD MGIT TBc. Identification Test para a Detecção de Mycobacterim Tuberculosis Complex em uma Rede de Laboratórios de Microbacteriologia”.